Feliz Mabon!

Com a chegada do Outono começas a sentir a necessidade de recolher, de tirar as mantinhas quentes para pôr no sofá enquanto ainda há aquele resquício de querer andar lá fora a sentir a pele a aquecer com os últimos dias quentes.

Esta mistura de emoções pode ser um pouco melancólica porque te traz a lembrança que os dias vão ficar mais curtos, terás menos Sol e tudo começa a ficar mais tristonho porque voltaste à rotina e ao peso da responsabilidade. Mas tal como as luas, também as estações do ano nos mostram que tudo é um ciclo: Tudo é nascimento, crescimento, morte e renascimento.

Entre 21 e 24 de Setembro celebra-se o Sabbat de Mabon – que no calendário gregoriano associamos ao Outono. A época da queda da folha é tempo de:

– Auto-conhecimento – olhar para as escolhas que fizemos e relacionarmo-nos com elas. Ver quais delas já não nos interessam, quais queremos voltar a semear ou o quais queremos pôr na terra pela primeira vez.

– Colheita e recolhimento – tempo de descansar, de perceber que nada dura para sempre, é tempo de colher o que se plantou anteriormente e deixar que essa colheita nos nutra pelo Inverno que irá chegar. Descansar do trabalho árduo e agradecer a abundância e pelas aprendizagens.

– Preparar o renascimento – boa altura para desenhar os projetos de vida, os que queremos iniciar com a chegada do novo ano escolhendo as sementes que vamos semear. Nestes meses pede-se calma e agradecimento enquanto se delineam novas metas e novos projetos (sejam profissionais ou relacionais).

Para iniciar o Outono com maior equilíbrio este é uma boa altura para fazeres os rituais abaixo:

Limpar a casa – ritual prático de clareza mental e emocional. Ao desobstruires o interior e o ambiente que te conforta preparas-te para prosseguir com novos projetos. É altura de reduzir e reciclar: reduz tudo o que é velho e te impossibilita de recomeçar ou te traz desconforto e recicla objetos antigos para lhes dares uma nova forma, entregas assim a energia de um Renascimento.

Desenhar o momento presente – Emoções, trabalhos, relações, lugares, investimentos, despesas, objetos, decisões: desenha um mapa de como vez a tua situação de Vida atual, depois pinta a CASTANHO o que já não te serve e a VERDE o que queres recomeçar, o que queres ver crescer a partir deste novo ciclo.

Fazer um altar – faz um altar em agradecimento à abundância e ao que colheste nas estações passadas e medita em consciência sobre o que viveste.

Bem-vindo Outono, feliz Mabon!

Let Love Grow,

Carolina